Bem, essa semana o motor fez 50.000 Km rodados após a retífica, durante uma viagem de cerca de 3.000 Km a trabalho.
Ao retornar para casa, senti o carro bem quadrado, acredito que devido a gasolina de qualidade duvidosa que encontrei rodando pelo estado do RJ.
Resolvi fazer a revisão da i.e. em casa mesmo, e aproveitei para sanar alguns outros defeitos no motor. Foi feito:
Troca das velas (GM).
Troca dos cabos de vela (NGK).
Troca da bobina (Bosch).
Troca da sonda lambda (GM).
Troca do regulador de pressão de combustível (Bosch).
Limpeza dos bicos, e substituição dos seus reparos.
Troca da junta da tampa de válvulas (não sei a marca...).
Troca das juntas da admissão (não sei a marca, mas as juntas são feitas do papelão hidráulico da marca Teadit, que utilizo no trabalho. Comprei por causa disso).
Reparo das mangueiras de combustível da flauta dos bicos injetores.
Troca do chicote dos bicos (Idehiro me cedeu um).
Fiz a troca do refil do MAF, por um da marca E-Klass, mas deixo esse assunto para um outro tópico.
Ao retirar as velas do motor, 1 delas estava com aspecto esbranquiçado (sintoma de falta de combustível), e 2 com carbonização seca (sintoma de excesso de combustível).
Ao levar os bicos para testes, foram constatados 2 bicos com vazão acima do normal, e 1 bico com vazão menor, o que bate com o diagnóstico visual das velas. Os bicos foram limpos, e seus reparos trocados (inclusive, aquelas telas pequenas na entrada de combustível). Nos bicos que apresentavam vazão maior que o normal, as telas estavam rasgadas, e no bico com vazão menor, a tela estava parcialmente entupida. Após limpeza e troca doa reparos, os bicos ficaram 100%.
Sobre as mangueiras de combustível, a mangueira de retorno já havia vazado pela união prensada entre a parte de borracha e a parte metálica, e estava com um "artifício técnico" para não vazar. Tentei comprar essas mangueiras novas, mas não achei ambas (só achei a que não vazava, e estava custando R$ 290,00), portanto desisti de comprar novas. Como queria solucionar em definitivo, peguei um par reserva que tenho no estoque e levei em uma loja na cidade chamada Hidra-Port, que faz manutenção em equipamentos para o porto. O serviço de troca das mangueiras, e prensagem (utilizam a parte metálica da mangueira original), ficou R$ 60,00 por mangueira.
O resto, foi desmonta, limpa e monta denovo. Seguem algumas fotos:
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