Página 1 de 10

Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 01 Dez 2015, 17:08
por Roberto Francesco
Fala galera, apresentando meu carro.

Trata-se de um Omega CD 4.1 ano / modelo 1996 - 2.ª geração, em 22/09/2006, e retirado da loja em 10/10/2006. O carro possui teto solar, painel digital, bancos em couro (colocados por mim, pois quando comprei os bancos eram de veludo), e demais itens da versão CD.

Em 1996, saíram 2 modelos de OCD 1996. A segunda geração do OCD 1996 / 1996 tinha de série a chave com code, brake light dos modelos posteriores ( OCD 96 / 97), bolsas da parte traseiras dos bancos em tecido (não sendo mais a rede dos modelos anteriores).

Pelo tempo que o carro está comigo, é como se fosse um membro da família, pois já estivemos em velórios juntos, buscamos crianças em maternidade, estivemos em emergências médicas... momentos muitos felizes, e também tristes.

Tento sempre deixar ele apto para estar pronto em ir para qualquer lugar, a qualquer momento. Alguns pequenos detalhes estéticos para serem feitos, mas que não me aborrecem, pois o carro é para uso normal. O dia que puder deixar ele apenas para fazer passeios, termino de zerar os detalhes.

Falando do carro...

Ele está atualmente com 222.700 Km rodados, sendo que aos 193.000 km fiz o motor por completo na Sady Motors, portanto, motor com cerca de 30.000 Km rodados.

O carro passou passou uma restauração da parte elétrica e do interior em 2014, serviço que durou 3 meses. Algumas fotos do serviço, realizado pelo amigo Alex, estão nesse álbum: https://www.facebook.com/alex.autocar.1 ... 334&type=3

Serviços realizados:

- reconstrução do motor por completo, com pistões novos, bomba de óleo e de água novos, todas as mangueiras novas, coxins e amortecedores do motor novos (GM), troca das sedes de válvulas, válvulas novas, radiador novo (marca Delphi), embreagem nova (marca Sachs), válvula termostática nova GM), reservatório de expansão novo (GM), válvula PCV (GM), sensor de fase (marca Bosch), sensor de rotação (GM), sonda lambda (marca Bosch), termostato do radiador ("cebolinha", marca GM), jogo de tuchos novos (marca Delphi). Após essa manutenção, o carro só roda com óleo Motul 2100 15w40 semi sintético, e aditivo de radiador orgânico Pentosin. A conta aqui passou dos 5 dígitos. Manutenção realizada em outubro de 2013. Em julho de 2015 substitui velas e cabos de velas (NGK), bomba d'água (marca Unibombas, com rotor de metal), junta da tampa de válvulas (marca Sabó), sensor de temperatura do painel e sensor de temperatura da injeção (ambos GM).

- substituição das peças do escapamento (catalisador, "Y", 2 abafadores intermediários, silencioso final, todos da marca Mastra), em setembro de 2014.

- substituição dos 4 discos de freio (Marca Fremax), e 4 pastilhas de frei (marca Cobreq), em outubro de 2013. Em novembro de 2015 substitui as pastilhas de freio dianteiras (marca Syl), cilindro mestre de freio (marca Powerstop), e substituição do servofreio por um recondicionado (Gilson Freios). realizada sangria do sistema 2 vezes, com intervalo de 10 dias, com sangrador de freios (acho que perdi o cilindro mestre original por sangrar o o freio no "pedal").

- bomba de combustível nova, substituída em fevereiro de 2015 (marca Bosch - com flange).

- revisão da suspensão, substituindo os 4 amortecedores (marca Monroe), coxins dos amortecedores e bieletas dianteiras (marca Federal Mogul), os 4 terminais de direção (sendo 2 internos e 2 externos - marca Nakata), barra central de direção (GM), braço auxiliar da suspensão (novo - GM), buchas das bandejas dianteiras (GM, buchas das balanças traseiras, incluindo a bucha do agregado (todas as peças GM), buchas das bieletas traseiras (GM), coxim do diferencial (marca Axios).

- reparo de vazamento na caixa de direção hidráulica, e substituição do fluído hidráulico, em agosto de 2013.

- substituição dos 2 cubos de roda dianteiros (marca Koyo), e substituição dos 2 rolamentos de rodas traseiros (marca SKF).

- revisão do sistema de ar condicionado: compressor novo (marca Harisson), condensadora novo (GM), e filtro secador novo (GM), em novembro de 2013.

- revisão do sistema do eixo cardan: coxins novos (GM), buchas centralizadoras novas (marca Suporte Rei), coxim central com rolamento (marca Suporte Rei), alinhamento e balanceamento do eixo realizado na Cardan Brás / SP, em julho de 2015.

Têm outras peças que já troquei, que não me lembro quando: jogo de bicos novos (Bosch, modelo 0 280 1550821), tensor (GM) e correia poly-V, rolamento do alternador, conjunto de ventoinhas do motor (marca Bosch), atuadores de embreagem novos (GM), faróis principais e de neblina Cibié, recondicionamento do motor de arranque, e outras coisas que não lembro.

Algumas modificações que fiz no carro:

- instalação do botão central para abertura / fechamento das travas das portas.

- instalação de som, com um DVD Pionner retrátil modelo AVH-X7580BT, um módulo Hurricane HA 4.120, um kit 2 vias da NAR com cones em Kevlar modelo 650 CS3, e um sub de 10" da H-Buster.

O que falta fazer no carro:

- ambas as portas dianteiras fazem um pequeno barulho no interior. Aparentemente, vêm da máquina de vidro.

- pequeno reparo e pintura no aplique do PC dianteiro (um "abençoado" culpou o pneu na tampa da mala do CrossFox dele, por ter batido).

- trocar as lâmpadas no painel digital.

- colocar os emblemas da tampa do porta-malas.

- trocar a roda do estepe por uma PowerTech (ainda está a roda de ferro lá). Já tenho a quinta roda PowerTech.

- trocar os acabamentos externos da coluna B.

Tenho muitas fotos, muitas manutenções registradas. Conforme for possível, vou registrando aqui.

Seguem alumas fotos do carro.

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 01 Dez 2015, 19:03
por marcosvl
Show roberto, esse realmente faz parte da famila....

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 02 Dez 2015, 21:30
por Balduf
Show Beto, esse omega é lindo e de colecionador você sabe disso, parabéns pelo cuidado e tempo dedicado a ele, é de dar inveja(no bom sentido)...

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 02 Dez 2015, 22:59
por leo_almeida
Parabéns pelo carro Beto.... são muitas histórias pra deixar ele ir embora......

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 05 Dez 2015, 17:07
por José
Omegas assim não tem dinheiro que pague... tenho dois, um novo (com menos de 50mil/km, 1998, com teto e cd) e outro (um GLS, 4.1, com teto, 1995) que era bem rodado e mal cuidado (tanto que só tem a carcaça, pois já troquei quase tudo, já se foram 40 mil reais nele, fora o carro), ou seja, eu sei bem o preço que custa restaurar um ômega que não teve dono anterior.
Parabéns nobre.

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 06 Dez 2015, 13:09
por Roberto Francesco
senhores, obrigado.

Chedid, apresenta suas relíquias para nós. São realmente, 2 relíquias!

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 06 Dez 2015, 13:46
por José
Já fiz nobre

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 07 Dez 2015, 00:29
por tonymontana
Lindo carro Beto, e ótima sua historia com ele, show.

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 11 Dez 2015, 10:05
por Giba
Parabéns Roberto, conheço o carro, é top. :D

Re: Roberto Francesco - Omega CD 4.1 1996 / 1996 - 2.ª geração.

Enviado: 11 Dez 2015, 11:39
por Roberto Francesco
Giba escreveu:Parabéns Roberto, conheço o carro, é top. :D


Valeu tio Giba!